Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2009

O que o Radiohead tem a ver com a música Jamaicana?

“Reggae sempre bateu de frente com temas sombrios, mas consegue fazer isso numa maneira que dá esperança nos momentos mais cinzentos. A aproximação do Radiohead é similar”

Também aproveitarei o entusiasmo que a passagem do grupo causou por aqui e farei uma ligação com a nossa área.

Há alguns anos torcemos o nariz quando vimos o radiohead ligado à musica jamaicana. Talvez pela jogada de Marketing que estava armada.
O fato foi que, aproveitando o sucesso do grupo, a Trojan Records, em comemoração aos seus 40 anos, convidou alguns artistas a selecionarem músicas dos arquivos da gravadora, entre eles o guitarrista do Radiohead, Johnny Greenwood. Para não fazer feio, ele colocou por 6 meses em seu Ipod apenas músicas jamaicanas da gravadora. Nomes como Lee Perry, Ken Boothe, Marcia Griffths, Junior Byles.
Até que a seleção surpreendeu por conter alguns dos primórdios do reggae como as músicas "Let Me Down Easy" de Derrick Harriott e "I'm Still in love With You"

Capa do álbum "Johnny Greenwood is the controller"

e duas amostras do gosto musical do guitarrista do Radiohead


Com certeza foi um meio de levar o conhecimento da música jamaicana para esse público. O que hoje em dia acho muito válido.

A outra tentativa de aproximar o público do Radiohead à Jamaica, foi pelo trabalho do grupo Easy Star All-Stars.

A banda já era conhecida por ter gravado, com novas roupagens em Dub, um álbum em tributo ao Dark Side of the moon do Pink Floyd.O mesmo foi feito com o Radiohead. O álbum, lançado em 2006 e chamado de "Radiodread", conta com covers do terceiro disco da banda, "Ok Computer" e com a participação de artistas como Toots & Maytals, Horace Andy, Meditations, Israel Vibration, entre outros.

“OK Computer tem elementos que são perfeitos (para o reggae) - - letras fortes, uma atmosfera musical dinâmica, intensa e brisante. Por outro lado, tem um tempo musical complexo, muitas mudanças de acordes e coisas que tipicamente não são achadas no reggae. No entanto, quanto mais pensavamos, mais percebíamos que era esse o álbum que tínhamos de fazer. Radiohead deu sua benção às faixas que escutaram até agora, ficamos muito empolgados" disse Michael Goldwasser, produtor do disco.

A track List é idêntica a do disco oficial, nenhuma letra foi muito modificada. Com a permissão do Radiohead, apenas alguns trechos foram alterados, coisas para ficar com mais cara de Jamaica. Na música "Paranoid Android", no lugar de, "god loves his children" foi feito "jah loves his children".

O álbum recebeu diversas críticas, tanto dos fãs do Radiohead quanto dos fãs de música jamaicana. Isso é mais do que normal quando se está fazendo um trabalho desse tipo. Mexendo com fãs que não estão dispostos a ouvir novas roupagens para as músicas favoritas, e os avessos a verem seus artistas favoritos tocando os sucessos do Radiohead. Mas o próprio pessoal do Radiohead aprovou o resultado.

Aqui vai um exemplo do trabalho.


2 comentários:

Guto disse...

Eu nao bebo cerveja, mas essa piscininha ai hein..nada mal!
E viva o marketing da Rita!

Anônimo disse...

Até onde sei.. Bob marley dizia que o álcool era a
destruição da humanidade. e segundo relatos, ele teria
tomado umas dozes de rum no carnaval de trinidad por falta
de maconha que le considerava uma das salvações da
humanidade. Salve O Mestre Marley!

Postar um comentário