Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

Bob Marley poderá virar marca de cerveja


Mesmo depois de sua morte, parece que o Bob Marley não terá descanso tão cedo. O Cantor é um dos maiores fenômenos de marketing na música mundial.

Depois de ter seu nome vinculado a inúmeros serviços, passando de Spa a parque de diversões e produtos de materiais escolares a sedas para enrolar baseados, e até mesmo o próprio baseado (a Phillip Morris já patenteou a marca “Marley” prevendo que, em um futuro próximo, a maconha seja legalizada), a novidade agora é a cerveja do Bob Marley.

Campanha humorística fictícia sobre a marca de cigarros Marley's

Há pontos de vistas conflitantes de parentes de Bob Marley sobre a recente decisão de sua família de usar sua imagem para uma nova linha de produtos, incluindo pranchas de snowboard e cerveja.

A esposa do cantor, Rita, defende que o negócio fechado com a companhia canadense Hilco, tem como objetivo impulsionar a lenda de Marley pelo mundo através do marketing. Mas Ziggy Marley, o filho mais velho do cantor, diz que ele está preocupado com seu pai tornar-se um produto.

A Hilco será responsável pelo suporte à marca “Marley”, assim como outras ligadas a ela, como a gravadora Tuff Gong e o museu de Bob Marley. A lista vai mais longe, Acessórios dos mais diversos, desde as usuais camisetas estampadas a uma linha mais requintada de vestuários esportivos, comes e bebes, instrumentos musicais, serviços como restaurantes, cafeterias, hotéis, resorts e até mesmo vídeo games e produtos para computador.

“Temos uma marca que já está carregada, mas tem áreas que podíamos estar melhor. Então eles (Hilco) disseram, ‘Vamos ajudar vocês’. “declarou Rita recentemente ao jornal Jamaica Gleaner

O negócio fará com que a empresa Hilco procure usos legais da imagem e nome de Marley. Mas a principal investida que da empresa será com a marca de roupas “Catch a Fire” de Cedella, filha de Bob Marley, lançando diversos produtos, que incluem uma cerveja Marley.

Falando ao Gleaner de Los Angeles, na semana passada, Ziggy disse que ele está “cético” quanto ao negócio com a Hilco.

“É uma decisão de família, mas eu não concordo plenamente com isso. Quero ter certeza que tudo está de acordo com a mensagem de meu pai, então verei como as coisas vão correr”, disse ele.

Já Sua mãe não vê nada de errado em produzir a cerveja Marley.

“Eu bebo cerveja, Bob bebia cerveja, seus amigos também bebiam. Ele nunca tomou (outros tipos de) álcool, mas ele amava Guinness”.

"Crack down"

O CEO da Hilco, Jamie Salter, tem a tarefa de mediar os negócios da marca e de acabar com a pirataria com o nome Marley. Ela disse ao CBC News do Canadá que os produtos Marley faturam 1 bilhão de dólares anualmente.

Bob Marley era um rastafari e um oponente do “sistema”. Muitos de seus sons tinham temas de revolta que o fizeram um ícone da contracultura de sua época.

Músicos como Bob Dylan e Bruce Springsteen não gostam do comercialismo em torno da imagem, enquanto outros como Rolling Stones já fizeram mega turnês patrocinadas por gigantes como a cerveja Budweiser.

Crescimento Significante

A imagem de Marley cresceu consideravelmente desde sua morte de câncer aos 36 em 1981. Legend, uma compilação, com seus mais conhecidos sons, vendeu mais de 15 milhões de cópias pelo mundo e é um dos álbuns que mais duraram no catálogo da Billboard.
A família Marley deu o nome do cantor para que usassem em diversos lugares, incluindo um parque temático na Flórida e um spa que abriu nas Bahamas em 2007.

Spa que leva o nome de Bob Marley em Bahamas

Um comentário:

Unknown disse...

sou um fã de bob marley e acho uma indiotisce
coloca bob marley como nome de cerveja.
isso só vai benenfisciar os dono de bares e beberões. É quem estam + morrendo e matando
desde quando bob marley pregava a vida e paz.

Postar um comentário