Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

O REI DO MARKETING


Esse post do Greg sobre a “cerveja marley”, inspirada na lenda do reggae, Bob Marley, me lembrou de um outro músico que fez seu nome tranformar-se em marca para tudo o que é produto. Na verdade é uma banda inteira, que, inclusive, os brasileiros – ao menos algun milhares de paulistanos e cariocas – terão a oportunidade de assistir ao vivo na semana que vem: o Kiss.

Não acredita? Então dê uma olhada loja virtual deles - http://www.fanfire.com/cgi-bin/WebObjects/fanfire.woa/wo/7.13.5.1 - pois lá você encontrará guitarras, camisetas, vinhos, gibis, roupas de ciclista, camisinhas. De fato, esse é, sem sombra de dúvida, o grupo de rock mais marketeiro do planeta. E eles têm orgulho disso!
Quando digo “eles’, me refiro mais a “ele” do que a qualquer um outro, o baixista e vocalista Gene Simmons, que também é protagonista de um reality show de nome Gene Simmons`Family Jewels , em que o eterno linguarudo compartilha com o público o dia a dia com a sua família – semelhante ao programa “The Osbournes”, com outro famoso roqueiro dos anos 70.

O lendário Gene - meu conterrâneo, judeu e nascido em Israel - é o tipico sujeito que adora o capitalismo e tudo o que gira em torno dele, em especial, a publicidade. Vale tudo para vender sua imagem, que se tornou uma das mais conhecidas do mundo – provavelmente tanto quanto, ou até mais, do que à de Bob Marley, a inspiração para este post.

As entrevistas que vem dando ao longo da carreira são folclóricas – como o fato de afirmar ter transado com mais de 5 mil mulheres. Além do gosto por meninas ter se tornado uma de suas marcas - assim como a sua gigante língua - a paixão pelo dinheiro é algo que Gene tem gosto em falar. Um belo exemplo disso é esta frase: "Mozart não vendia merchandise porque não podia. Eu posso e venderei o que puder. Se quiser fazer um papel higiênico com o meu rosto impresso, eu farei. Você pode limpar a bunda com a minha cara, mas vai ter que pagar por isso". E não é exagero, já que o Kiss tem, entre seus outros produtos, além de alguns já citados no começo deste texto, skates, jóias e... até caixões(!!!). É isso mesmo que você leu: se, quando morrer, você quiser ser enterrado dentro de um caixão do Kiss, isso é possível e, segundo o próprio Gene, a demanda é bastante alta por um desses.

Ao contrário de outros artistas - que dizem não precisar mais de dinheiro, que tocam só por amor – o baixista fala para quem quiser ouvir, e até para aqueles que não quiserem, que, tudo aquilo que faz, pode até ter amor envolvido, mas é por dinheiro.


E viva Gene Simmons!


Assista a este vídeo em que o baixista comenta sobre a nova temporada de seu reality show, sua carreira solo, religião, casamento, entre outros assuntos bacanas:


http://www.youtube.com/watch?v=STlefVItU2k





Abaixo, um trecho do reality show Gene Simmons´ Family Jewels, exibido pelo canal a cabo A&E. Engraçado demais!



http://www.youtube.com/watch?v=0QkUWm_lTHw




E para aqueles que estão com dinheiro sobrando, e nunca viram o Kiss ao vivo, aqui vai uma prévia do espetáculo. A banda toca no Anhembi, em São Paulo, no dia 07 de abril – terça feira – e no dia 08, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. É espetacular e vale a pena conferir!



http://www.youtube.com/watch?v=QoLx8RsHN0A


Para mais frases de Gene e seus companheiros e ex-companheiros de banda: http://jfkiss.br.tripod.com/jfkiss/id10.html


Reportagem do jornal “O Globo” sobre a vinda da banda o Brasil. Vale uma olhadinha:

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/03/24/kiss-tem-mais-descarada-operacao-de-merchandising-do-rock-754976598.asp



O Kiss Kasket, o caixão do Kiss. O guitarrista do Pantera foi enterrado nele.

3 comentários:

Anônimo disse...

o kiss eh mto mercenário e a banda eh mtooooooooooooooooooooooo ruim... tem mta coisa melhor rolando por aí, mais atual e moderno como o all time low! abrax! Rods

Raphael disse...

Gene Simmons é formidável! Visionário, empreendedor, excelente marketeiro! Talvez o maior da história do rock! Soube como ninguém reciclar a própria imagem, mesmo quando a febre da banda diminuía... lançou toda espécie de produto, tornou-se midiático, enfim. Um rockeiro com cifrões nos olhos! Um capitalista de talento inquestionável...

Leonardo disse...

Se existe alguém que soube trabalhar com a própria imagem, sem dúvidas essa pessoa se chama Gene Simmons! Como se não bastasse pertencer a uma das maiores bandas de rock de todos os tempos (e isso é fato! Qualquer opinião contrária é inveja), o linguarudo dá verdadeiras aulas de como administrar e gerar dinheiro.

Simmons é uma figura emblemática do rock!! Quer você goste do Kiss ou não..

Agora, eu dispenso o papel higiênico com o rosto dele: se bem que ele fica melhor mesmo é com a cara colorida...

Postar um comentário