Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2009

O que a música Jamaicana tem a ver com Jazz ?

Boa parte da música Jamaicana deve muito ao Jazz. O ritmo foi muito bem incorporado pelo Ska com os improvisos dos trompetes soxofones e trombones e já bem conhecido por bandas como Skatalites e outras do estilo chamado Ska-Jazz.


Mas a relação do Jazz com o Early Reggae é mais inusitada. Mais ainda é a ligação do Jazz com rocksteady.


Aqui vai uma amostra de um rocksteady-jazz RARÍSSIMO de uma releitura de um clássico do Herbie Hancok, Cantaloup Island.
Nessa versão ela tem o nome de Cantaloupe Rock


 











 



Esse álbum é a prova da grande adaptabilidade do Reggae a outros ritmos, assim como é a prova de como o mercado fonográfico é falho em retirar de circulação obras recentes como essa, lançada em 1999, hoje em dia só é encontrada na mão de colecionadores no Ebay. Apesar do álbum ser de 99, as bases são clássicos da Studio One compreendidos entre o final da década de 60 e o começo de 70.

Coxsonne Dodd convidou o Trompetista jamaicano de Jazz Roy "Bubbles" Burrowes para improvisar em alguns de seus mais famosos riddims da Studio One. Acompanhando Roy Burrowes nos improvisos vieram os Saxofonistas norte-americanos Clifford Jordan e Charles Davis para incrementar um dos melhores álbuns de instrumentais de Early reggae e Rocksteady. A Maioria das bases são instrumentais do Sound Dimension, grupo base da Studio One, com alguns nomes como Jackie Mittoo, Roland Alphonso, Ernest Ranglin e Cedric Im Brooks.


 




















 


Para ouvir mais faxias desse álbum: http://youandmeonajamboree.blogspot.com/2009/01/roy-burrowes-with-clifford-jordan-and.html


 


 



Álbum raro!
Gravado em 1976 pelo selo Eve e produzido por Buster Riley.
Apesar do nome, esse álbum não remete tanto ao Jazz quanto o  álbum "Reggae Au Go Jazz". Mas é possível perceber os improvisos instrumentais de Tommy McCook. Faixas como a 'Caution' que demonstra bem esse estilo de 'Reggae Jazzistico' de McCook.
Tem até umas faixas típicas do Skinhead reggae como a faixa 'Collin'


 





























 


http://youandmeonajamboree.blogspot.com/2009/04/tommy-mccook-reggae-in-jazz-1976.html


 


 

Um comentário:

rockjones disse...

do you Wanna get GOOGLE+ invite free please say others also abot this

Postar um comentário