Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2009

New Cross Fire: Incêndio em festa com soundsystem deixa 13 mortos

O New Cross Fire foi um devastador incêndio em uma festa de aniversário, que matou 13 pequenas crianças negras em 18/01 de 1981 no sudeste de Londres. O caso recebeu uma grande repercursão devido ao fato da comunidade branca agir com indiferença ao acidente, até mesmo a Polícia Metropolitana de Londres foi acusada de esconder os fatos, criando protestos entre os ativistas políticos negros e até hoje é um mistério de como começou o incêndio. New Cross já era uma região conhecida por tensões raciais e por ser um local que havia constantes ações do National Front. Depois de 28 anos, familiares das vítimas ainda dizem que foi um incêndio criminoso!

'Na capa Sir Collins e seu filho Steve Collins'


Sir Collins, conhecido pelo hit 'Black Panther' produziu esse LP em memória de seu filho, Steve Collins. Com apenas 18 anos, Steve morreu enquanto tocava com seu sound system na famosa festa de New Cross Fire, sound system que foi dado de presente pelo seu pai, Sir Collins. Steve mandava muito bem nos scorchers e também era um bom cantor, na época foi reconhecido como o mais novo e melhor jovem cantor de Londres. Outros cantores de reggae também chegaram a comentar sobre o 'incêndio' nas suas músicas, como: Benjamin Zephaniah que gravou a música '13 dead' (Treze Mortos), Linton Kwesi Johnson ‘New Craas Massahkah’ e Johnny Osbourne que gravou a música: '13 dead and nothing said' (13 mortos e nada dito).


'Na contra-capa Steve Collins, filho de Sir Collins que morreu no incêndio tocando seu soundsystem'


Confira alguns sons desse LP que é uma obra de arte, tanto musicalmente quanto historicamente. A depressão de seu pai e seu imenso talento está exposto claramente nesse LP... Com vocês, Steve Collins...





























Para ouvir o resto do LP, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário